Prática de Empreendedorismo – Desenvolvimento de Aplicativo

Etapa 1
Nesta página as Equipes de estudantes apresentam os Aplicativos que pretendem desenvolver, suas principais características, objetivos etc.

As equipes registram os nomes dos participantes (duplas ou trios) e anexam fotos dos desenhos ou croquis daquilo que pretendem criar.

Os estudantes podem comentar ou dar sugestões sobre as propostas de outras equipes.

Nos comentários a seguir estão registradas observações e notas das atividades realizadas nesta etapa.

35 Comentários

    • Parabéns pela escolha. Nesse trabalho, a primeira pesquisa a fazer será sobre a Engine. É interessante apresentar as características do motor que vocês vão usar. Registrar os passos quando for desenvolver os objetos, personagens etc. Bom trabalho….

  • Nome: Space invaders.

    Dimensões: 2D

    Alunos: Lukas, Kauan e Maria Fernanda

    Nosso projeto visa proporcionar entretenimento para diversas pessoas.
    Ele consiste em desenvolver coordenadas para um jogo, que tem como objetivo acertar o alvo.
    O aplicativo tem 9 naves espaciais na parte superior que são os alvos do jogo, com um cenário espacial.
    Na parte inferior se tem outra nave diferenciada das demais, ela tem coordenadas para atirar e se mexe conforme a pessoa que joga a locome na horizontal.
    O ponto de partida dessa nave é x=7 e y= -136.
    A nave vai se locomover na horizontal conforme o jogador clica nas teclas de setas (➡️⬅️) ou nas teclas “a” “d”
    Assim que o jogador aperta a tecla espaço, a nave atira no alvo que a corresponde na linha vertical.

  • Nome: Full basket

    Aluna : Marielle Machado de Oliveira

    Dimensões : 2 D

    Como projeto inicial , com intuito de aprimorar a aprendizagem em desenvolvimento de jogos , tenho como projeto criar um jogo onde a ideia principal seria de o jogador coletar frutas que cairão, com uma cesta ,evitando os frutos “ruins”.
    Este projeto visa ajudar na questão da coordenação motora e atenção do jogador,tendo em vista que em *doses equilibradas* jogos deste estilo tendem a ajudar na coordenação motora e concentração.

    • Parabéns Marielle Machado!
      Sugiro que você construa o cenário contendo a árvore ( ou árvores) e depois crie cada frutas como um objeto individual. Se tiver 10 laranjas, por exemplo, você poderá criar a laranja01, laranja02, …, laranja10. A queda representa um modificação no eixo y da coordenada de posição do objeto.
      Bom trabalho!

      • projeto de PE (desenvolvimento de jogos)

        atualizações

        -Fiz o cenário de uma forma mais simples, para poder ter uma maior e melhor disposição das maçãs.
        -Fiz frutas ” podres” para que, quando o jogador encostar nessas frutas o jogo acabe
        -Fiz os comandos para funcionamento do jogo

  • Grupo: Bruno Lara Ribeiro, Gustavo Rostelato, Nilton dos Santos Albino Júnior, Vinicius Adriano
    Tema: Paintball
    Dimenções:3D
    Engine: Unreal Engine 5

  • Grupo: Camila Martins de Oliveira, Maria Vitoria de Oliveira Souto, William de Jesus Cacciacarro
    Nome: Dark Maze ou Shadow Maze (em processo de seleção)
    Tema: Labirinto
    Dimensões: 2D
    Objetivo: Passar para o próximo nível sem encostar nas barreiras do labirinto
    Personagem: Bola amarela
    Cenário: Fundo preto com barreiras que se destacam
    Instruções: Para se locomover pelo cenário, cima (seta para cima), baixo (seta para baixo), direita (seta para direita), esquerda (seta para esquerda), para passar para próxima fase siga a intrução no final do percurso
    Nosso projeto em desenvolvimento, envolve criar um labirinto que visa entreter jogadores que tentam passar para a próxima fase sem encostar nas barreiras, que ao tocado, bola amarela (personagem do jogo) volta para ponto início da fase.
    Em progresso: Organizar comados cujo não estão exercendo as suas funções propostas e criar tela de ínicio

    • Parabéns à todos!
      Sugiro que uma parte do grupo crie a página inicial e outra as instruções que controlam a mudança de fase.
      Bom trabalho.

  • fizemos uma mudança no projeto, o jogo será feito em RPG Maker, e também temos um novo integrante no grupo
    A ideia do nosso projeto:
    Um jogo Top-Down-View, onde o foco é a história, que será contada através não só de diálogos, como nos cenários, itens e inimigos, será um jogo para computador, com movimentação em 4 direções, o jogador adquire habilidades através da mansão
    Grupo: Emerson, Felipe, Peterson, Thiago

    • Projeto bacana.
      Sugiro que o grupo crie um dicionário de termos técnicos e específicos do jogo. Nele termos como RPG Maker e Top_Down_View serão explicados.
      Bom trabalho…..

  • Nome: cotidiano
    Dimensão: 2d
    Aluno: Kevin
    O meu jogo se baseia em algo que acontece dentro da sala de aula que e acertar objetos no lixo mas conforme os objetivos completo a dificuldade vai aumentando

  • Dupla: Giovanna Kelly e Ana Laura

    Nome: Galaxy Cat

    Dimensões: 2D

    Objetivo: No jogo, o gatinho do Scratch pode passear pelo universo com sua cauda de arco íris tranquilamente, só deve ter cuidado para não cruzar com o dog galáctico. 

    Cenário: Um cenário com estrelas e elementos sortidos que desafiem o jogador a marcar pontos.

  • Grupo: Emerson, Felipe, Peterson e Thiago.

    O arquivo mandado e do scrath, sendo o plano B caso o projeto principal não termine a tempo

    • *Grupo*-Gabriela Queiroz, Gabryella Vitória, Matheus Guilherme.

      Data-17/10/2022

      “Nós escolhemos o modelo do polvo, que deverá ser o “personagem” principal, ele terá tons de rosa.
      Também escolhemos a tela de fundo e os obstáculos”

      • *Grupo*-Gabriela Queiroz, Gabryella Vitória, Matheus Guilherme.

        Data-18/10/2022

        “Fizemos o cenário, ajustamos o pilar que será o obstáculo do jogo e montamos os comandos do polvo”

  • Dupla: Thays Aparecida e Luciele

    Dimensão: 2D

    Tema: nosso jogo feito pelo scrath, é basicamente um autorama só que online, onde duas pessoas controlam os seus carrinhos com o objetivo de chegar na linha chegada primeiro que seu adversário. (Está sujeito a algumas alterações)

  • Dupla: Giovanna Kelly e Ana Laura

    Nome do jogo: Pokemon Battles

    Dimensões: 2D

    Programa utilizado: Scratch 3

    Objetivo: O jogo se baseia em uma batalha multiplayer de Pokémons escolhidos e denominados por cada jogador. Cada Pokémon tem um ataque corpo a corpo e um ataque especial.
    Ataque corpo a corpo tira 10 pontos da força do oponente, e ataque especial tira 15, 20 ou 25 pontos, depende de quais espécies são os Pokémons.
    Por exemplo: o Pokémon de água é mais forte que um Pokémon de fogo.

    Página inicial: Consiste em ter a logotipo do Pokémon, com 3 ícones que poderão ser acionados: o da esquerda indicando as denominadas instruções mostrando um pouco mais de cada ataque necessário da batalha e poderes do Pokémon escolhido pelo jogador; no meio se encontra o termo “Start” (palavra em inglês que significa “começar”) usado para mostrar onde o jogador clicaria para iniciar a batalha; e no último ícone a direita se encontra os controles indicando e especificando as teclas que o jogador deverá clicar para o combate.

    Seleção dos personagens: Na página seguinte a tela inicial ocorrerá a fase de seleção e escolha da batalha, cada jogador irá escolher um Pokémon entre 8 opções sendo eles de formas, cores, animações e poderes diferentes.

    Área da batalha: No cenário acaba sendo bem minimalista, sendo representado por uma selva em tons de verde. Os dois Pokémons escolhidos pelos jogadores ficam um de frente para o outro (um na direita outro a esquerda). Na área superior mostra ‘barrinhas’ indicando a vida de cada jogador, indicando quem possivelmente está vencendo e perdendo.
    Controles:
    Jogador 1 – Mova com as teclas A e D. pule com H.
    Ataque corpo a corpo – C
    Ataque especial – X
    Jogador 2 – Mova-se com as setas, pule com a seta para cima.
    Ataque corpo a corpo – P
    Ataque especial – O

    Trilha Sonora: Pokémon Theme

    Link do jogo: https://scratch.mit.edu/projects/748897347

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