Prática de Empreendedorismo – Desenvolvimento de Aplicativo
Etapa 1
Nesta página as Equipes de estudantes apresentam os Aplicativos que pretendem desenvolver, suas principais características, objetivos etc.
As equipes registram os nomes dos participantes (duplas ou trios) e anexam fotos dos desenhos ou croquis daquilo que pretendem criar.
Os estudantes podem comentar ou dar sugestões sobre as propostas de outras equipes.
Nos comentários a seguir estão registradas observações e notas das atividades realizadas nesta etapa.
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35 Comentários
Trabalho PE
Thiago Santos Gemignani Venturelli, Felipe Leria, Emerson Proença Machado
Parabéns pela escolha. Nesse trabalho, a primeira pesquisa a fazer será sobre a Engine. É interessante apresentar as características do motor que vocês vão usar. Registrar os passos quando for desenvolver os objetos, personagens etc. Bom trabalho….
Nome: Space invaders.
Dimensões: 2D
Alunos: Lukas, Kauan e Maria Fernanda
Nosso projeto visa proporcionar entretenimento para diversas pessoas.
Ele consiste em desenvolver coordenadas para um jogo, que tem como objetivo acertar o alvo.
O aplicativo tem 9 naves espaciais na parte superior que são os alvos do jogo, com um cenário espacial.
Na parte inferior se tem outra nave diferenciada das demais, ela tem coordenadas para atirar e se mexe conforme a pessoa que joga a locome na horizontal.
O ponto de partida dessa nave é x=7 e y= -136.
A nave vai se locomover na horizontal conforme o jogador clica nas teclas de setas (➡️⬅️) ou nas teclas “a” “d”
Assim que o jogador aperta a tecla espaço, a nave atira no alvo que a corresponde na linha vertical.
Parabéns ao grupo pela escolha do projeto. Quando a tela do palco e objetos estiverem prontos, postem aqui como comentário para que possa apresentar as minhas considerações. Bom trabalho…
Nosso projeto está com as seguintes coordenadas
Foto 2 dos comandos do jogo
Foto 3
Foto 6
Foto 4
Foto 5
Nome: Full basket
Aluna : Marielle Machado de Oliveira
Dimensões : 2 D
Como projeto inicial , com intuito de aprimorar a aprendizagem em desenvolvimento de jogos , tenho como projeto criar um jogo onde a ideia principal seria de o jogador coletar frutas que cairão, com uma cesta ,evitando os frutos “ruins”.
Este projeto visa ajudar na questão da coordenação motora e atenção do jogador,tendo em vista que em *doses equilibradas* jogos deste estilo tendem a ajudar na coordenação motora e concentração.
Parabéns Marielle Machado!
Sugiro que você construa o cenário contendo a árvore ( ou árvores) e depois crie cada frutas como um objeto individual. Se tiver 10 laranjas, por exemplo, você poderá criar a laranja01, laranja02, …, laranja10. A queda representa um modificação no eixo y da coordenada de posição do objeto.
Bom trabalho!
projeto de PE (desenvolvimento de jogos)
atualizações
-Fiz o cenário de uma forma mais simples, para poder ter uma maior e melhor disposição das maçãs.
-Fiz frutas ” podres” para que, quando o jogador encostar nessas frutas o jogo acabe
-Fiz os comandos para funcionamento do jogo
Cada maçã tem comandos diferentes
foto atualizada
apresentação do jogo realizado no dia 17/11/22
Apresentação pe jogo
Grupo: Bruno Lara Ribeiro, Gustavo Rostelato, Nilton dos Santos Albino Júnior, Vinicius Adriano
Tema: Paintball
Dimenções:3D
Engine: Unreal Engine 5
Grupo: Camila Martins de Oliveira, Maria Vitoria de Oliveira Souto, William de Jesus Cacciacarro
Nome: Dark Maze ou Shadow Maze (em processo de seleção)
Tema: Labirinto
Dimensões: 2D
Objetivo: Passar para o próximo nível sem encostar nas barreiras do labirinto
Personagem: Bola amarela
Cenário: Fundo preto com barreiras que se destacam
Instruções: Para se locomover pelo cenário, cima (seta para cima), baixo (seta para baixo), direita (seta para direita), esquerda (seta para esquerda), para passar para próxima fase siga a intrução no final do percurso
Nosso projeto em desenvolvimento, envolve criar um labirinto que visa entreter jogadores que tentam passar para a próxima fase sem encostar nas barreiras, que ao tocado, bola amarela (personagem do jogo) volta para ponto início da fase.
Em progresso: Organizar comados cujo não estão exercendo as suas funções propostas e criar tela de ínicio
Parabéns à todos!
Sugiro que uma parte do grupo crie a página inicial e outra as instruções que controlam a mudança de fase.
Bom trabalho.
fizemos uma mudança no projeto, o jogo será feito em RPG Maker, e também temos um novo integrante no grupo
A ideia do nosso projeto:
Um jogo Top-Down-View, onde o foco é a história, que será contada através não só de diálogos, como nos cenários, itens e inimigos, será um jogo para computador, com movimentação em 4 direções, o jogador adquire habilidades através da mansão
Grupo: Emerson, Felipe, Peterson, Thiago
Projeto bacana.
Sugiro que o grupo crie um dicionário de termos técnicos e específicos do jogo. Nele termos como RPG Maker e Top_Down_View serão explicados.
Bom trabalho…..
https://linksharing.samsungcloud.com/626mmSfJWdXg
Thais Carvalho Almeida
Leandro de Oliveira Gewehr
Nome: cotidiano
Dimensão: 2d
Aluno: Kevin
O meu jogo se baseia em algo que acontece dentro da sala de aula que e acertar objetos no lixo mas conforme os objetivos completo a dificuldade vai aumentando
Dupla: Giovanna Kelly e Ana Laura
Nome: Galaxy Cat
Dimensões: 2D
Objetivo: No jogo, o gatinho do Scratch pode passear pelo universo com sua cauda de arco íris tranquilamente, só deve ter cuidado para não cruzar com o dog galáctico.
Cenário: Um cenário com estrelas e elementos sortidos que desafiem o jogador a marcar pontos.
https://docs.google.com/document/d/1ui3DHo0a4HiZlr78DFYelKU3WKlkjKpY/edit?usp=sharing&ouid=112628264183053903832&rtpof=true&sd=true
Grupo: Emerson, Felipe, Peterson e Thiago.
O arquivo mandado e do scrath, sendo o plano B caso o projeto principal não termine a tempo
Trabalho de PE
Gabriela Queiroz
Gabryella Vitória
Matheus Guilherme
*Grupo*-Gabriela Queiroz, Gabryella Vitória, Matheus Guilherme.
Data-17/10/2022
“Nós escolhemos o modelo do polvo, que deverá ser o “personagem” principal, ele terá tons de rosa.
Também escolhemos a tela de fundo e os obstáculos”
*Grupo*-Gabriela Queiroz, Gabryella Vitória, Matheus Guilherme.
Data-18/10/2022
“Fizemos o cenário, ajustamos o pilar que será o obstáculo do jogo e montamos os comandos do polvo”
Dupla: Thays Aparecida e Luciele
Dimensão: 2D
Tema: nosso jogo feito pelo scrath, é basicamente um autorama só que online, onde duas pessoas controlam os seus carrinhos com o objetivo de chegar na linha chegada primeiro que seu adversário. (Está sujeito a algumas alterações)
Dupla: Giovanna Kelly e Ana Laura
Nome do jogo: Pokemon Battles
Dimensões: 2D
Programa utilizado: Scratch 3
Objetivo: O jogo se baseia em uma batalha multiplayer de Pokémons escolhidos e denominados por cada jogador. Cada Pokémon tem um ataque corpo a corpo e um ataque especial.
Ataque corpo a corpo tira 10 pontos da força do oponente, e ataque especial tira 15, 20 ou 25 pontos, depende de quais espécies são os Pokémons.
Por exemplo: o Pokémon de água é mais forte que um Pokémon de fogo.
Página inicial: Consiste em ter a logotipo do Pokémon, com 3 ícones que poderão ser acionados: o da esquerda indicando as denominadas instruções mostrando um pouco mais de cada ataque necessário da batalha e poderes do Pokémon escolhido pelo jogador; no meio se encontra o termo “Start” (palavra em inglês que significa “começar”) usado para mostrar onde o jogador clicaria para iniciar a batalha; e no último ícone a direita se encontra os controles indicando e especificando as teclas que o jogador deverá clicar para o combate.
Seleção dos personagens: Na página seguinte a tela inicial ocorrerá a fase de seleção e escolha da batalha, cada jogador irá escolher um Pokémon entre 8 opções sendo eles de formas, cores, animações e poderes diferentes.
Área da batalha: No cenário acaba sendo bem minimalista, sendo representado por uma selva em tons de verde. Os dois Pokémons escolhidos pelos jogadores ficam um de frente para o outro (um na direita outro a esquerda). Na área superior mostra ‘barrinhas’ indicando a vida de cada jogador, indicando quem possivelmente está vencendo e perdendo.
Controles:
Jogador 1 – Mova com as teclas A e D. pule com H.
Ataque corpo a corpo – C
Ataque especial – X
Jogador 2 – Mova-se com as setas, pule com a seta para cima.
Ataque corpo a corpo – P
Ataque especial – O
Trilha Sonora: Pokémon Theme
Link do jogo: https://scratch.mit.edu/projects/748897347
video de apresentação – demonstração
data 17/11/22 grupo 06
https://linksharing.samsungcloud.com/7uGHWnCfG5om
Thais Carvalho Almeida
Leandro de Oliveira Gewehr
Trabalho de P.E
Jogo: Batalha de pokémons
Apresentado no dia 24/11
Dupla: Ana Laura e Giovanna Kelly – Grupo 7
PowerPoint:
Trabalho de P.E – Jogo batalha de pokémons
Link do jogo:
https://scratch.mit.edu/projects/748897347
Vídeo de demonstração: